top of page
  • Foto do escritorÓtica Popular

Confira 9 dicas para escolher bons óculos de grau!


A escolha de bons óculos de grau sempre gera muitas dúvidas! Mas, como essa é uma compra para o uso à longo prazo, o processo deve ser o mais assertivo possível. Além de representar a personalidade do usuário, o acessório ideal deve prezar, majoritariamente, pela qualidade da visão. A fim de auxiliar nesse processo, separamos nove dicas que irão facilitar a sua escolha. Confira!

Antes de tudo, visite um oftalmologista!

Os óculos de grau servem para corrigir erros de refração, como miopia, hipermetropia, vista cansada e astigmatismo. Por isso, antes de ir às compras, visite sempre um oftalmologista. É importante estar com a receita dos óculos atualizada, afinal, o grau das lentes pode sofrer alterações constantes.

Aliás, é importante lembrar que nunca se deve fazer uma troca de grau por conta própria. É imprescindível visitar um especialista e refazer o exame de refração. Esse procedimento é bastante prático, e indica se o grau do paciente ainda é o mesmo, ou se ele progrediu.

Escolha uma óptica de confiança

A compra de óculos funcionais e de qualidade depende do trabalho integrado entre o oftalmologista e o profissional óptico. Após a análise médica, a solicitação dos óculos deve ser feita com a receita em mãos. Levando isso em consideração, é essencial que a óptica escolhida seja confiável, e priorize as necessidades do cliente.

Escolhendo os óculos de grau

Os óculos são acessórios de uso contínuo ou muito frequente, por isso, é interessante pensar em funcionalidade, conforto, eficácia, qualidade e estética. Ou seja, esse “novo par de olhos” deve se ajustar a rotina, garantindo que o usuário se sinta a vontade ao usá-lo. Existem diversos pontos que devem ser analisados ao escolher o melhor modelo:

Campo de aplicação

Evidentemente, a finalidade dos óculos deve ser a principal preocupação. O acessório deve suprir necessidades conforme a rotina do usuário. Por exemplo, você trabalha muito na frente do computador ou vive lendo e estudando? Ou, você trabalha o tempo todo em ambiente externo ou realiza atividades esportivas? Tudo isso ajuda a definir o tipo certo a escolher.

As lentes dos óculos de grau

As lentes dos óculos indicam o grau de refração do paciente, o que pode afetar na espessura da lente. Portanto, não se deixe levar pela aparência do acessório! A qualidade é sempre mais importante que a estética. Até porque, nem sempre a lente que o paciente precisa irá se adequar no tipo de armação escolhida por ele.

Existem três tipos de lentes:

  • Lente monofocal

  • Lente bifocal

  • Lente multifocal

O tipo de lente mais adequado será indicado pelo Oftalmologista, conforme o quadro do paciente.

Material da lente

Existem diversos materiais disponíveis para as lentes dos óculos, como:

  • Acrílico;

  • Policarbonato;

  • Plástico;

  • Resina;

  • Trivex;

  • Vidro.

As lentes de plástico, por exemplo, possuem menores chances de arranhar e ainda são antirreflexo. Cada material tem suas vantagens e desvantagens, é interessante colocar na balança as características que valem mais a pena no dia a dia.

A armação dos óculos de grau

As principais orientações sobre a armação o cliente consegue diretamente com o profissional óptico. Mas, é importante ter um perfil de compra já estabelecido, ponderando as preferências em material, cores, formato e faixa de preço.

Vale lembrar que, muitas vezes, uma armação bonita pode ser muito pequena para um formato de rosto específico, não o valorizando. Quando o tamanho da armação não é o adequado, isso pode interferir na utilização do acessório.

Funcionalidade

Existem diversas funcionalidades para os óculos, e essa parte também é fundamental, já que a lente escolhida pode gerar efeitos de distração ao dirigir, mexer no computador ou ficar exposto ao sol. Alguma delas são:

  • Antiabrasiva – diminui chance de riscos e arranhões;

  • Antiestática – impede o acúmulo de poeira na lente;

  • Antirreflexo – evita que a luminosidade rebata;

  • Hidrorrepelente – evita residual líquido e é de fácil limpeza;

  • Liporrepelentes – diminui acúmulo de sujeiras, gordura e manchas.

Conforto

Após escolher a armação, use o acessório por alguns minutos antes de efetuar a compra. Verifique se ele não está causando nenhum desconforto na região nasal, temporal e em torno de olhos. Assim, evita-se qualquer tipo de surpresa futura.

Obtenha assistência oftalmológica!

Não se esqueça! Seus óculos devem passar por uma averiguação oftalmológica após a compra. Por isso, leve o acessório ao consultório para uma avaliação. O oftalmologista irá conferir se as lentes produzidas condizem com o grau prescrito na receita, evitando prejuízos à visão.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page